11 de fev. de 2009

Do Feliz

Outro dia me perguntei o porquê dessa sensação, e também o porquê de ser assim nossa reação quando estamos felizes, em diversão... Quem foi que disse que quando algo é muito triste, nós choramos, e quando muito feliz abrimos um sorrisão? Vocês estão me entendendo? =)
Dizem por aí que as mulheres estão à procura de alguém que as faça rir. Daí, são de outros sorrisos que se fazem, se criam, os meus, que fariam mais seus. Ad Infinitum. Sorriso de 'abrindo presente', de acordar num dia de férias. O sorriso que apenas sai... Não é provocado, até porque não vou sair por aí com um livrinho de piadas de bolso, ainda mais que essas são as mais sem graça.
Ouvi dizer, num Discovery Channel desses que os macacos abrem um sorriso de medo. Meio paradoxal... rsrsrsrs... E então imagino: Aqueles que não podem se expressar, como fazem? Sei lá, pense ou até mesmo crie algum animal que se sente feliz e não consegue mostrar o quão está, acho que ele morreria de tristeza, o que não mudaria muito pra quem apenas o vê. Paradoxal de novo.
...
Esse trem de feliz, triste... É como tudo que é paradoxal: meio difícil de compreender... Hahahaha... Na maioria das vezes relativa. E o termo 'felicidade relativa' é triste de se pensar e coexistir. Grandes filósofos deveriam ser bem tristes...
Concluo, não só por esse texto que vos escrevo, mas por experiências passadas. É meio impossível ser feliz pensando ainda triste. Em outras palavras, ainda triste no canto, não pense. Deixe de pensar. Quanto menos pensar melhor, esse é o problema. Pensamos muito.
Esse trem de feliz, triste... É como tudo que é paradoxal: meio difícil de compreender... Na maioria das vezes relativo. O termo 'felicidade relativa' é triste de se pensar.

3 comentários:

Bibi Ávila disse...

Ás vezes, o fato de pensarmos demais faz com que nos sintamos (que feio... sintamos.. o.o) piores algumas vezes em que estamos tristes. Mas não é a razão. Pelo menos na maioria dos casos. Uma pessoa que deixa de viver as melhores experiências por medo, porque pensou demais, aí sim pode ser fator limitante. Mas acredito que a felicidade plena seja um estado de espírito mesmo.. e se você parar pra pensar, um monte de coisa que pensamos quando estamos tristes, nem vêm à mente quando estamos felizes! Ou vêm, mas a gente nem dá tanta importância. Acho que é por isso que "evoluimos" mais, psicologicamente (por assim dizer) nos momentos tristes, por dar-nos tempo de olhar pra dentro e pensar cada detalhe prestando muita atenção...

É... há de se pensar...

Luiza Callafange disse...

Ah, felicidade é a solidão quando se faz solitude! Não quero ficar pensando demais, mas já é tão típico de mim, mas não quero ser triste, apesar de algumas vezes acordamos sem luz.
Pensar demais é ruim, nada em excesso é bom! Aí tudo fica contraditório.
Acho que precisamos é prestar mais atenção nas coisas. Sentir. Pensar? Pra quê? Pode-se fazer outras coisas também...
E depois se olha pra trás e nota como a felicidade realmente estava ali! Deu pra entender? x_X

Flávia Umpierre disse...

Sinceramente, ainda não tinha parado pra pensar nisso.
Agradeço pois, agora pensarei na inconstância da minha felicidade frente a minha tristeza.

Seus textos me fazem refletir. Continue assim. =]